4.5.17

Paixão & Crime, de João Paulo Balbino

Paixão e Crime é um livro que já foi publicado uma vez e, agora, ganhou uma versão física editada e ampliada, com tudo o que tem direito, inclusive ilustrações.

Paixão e Crime. Duas palavras distintas, porém tão próximas. Não seria surpresa se você conhecesse ao menos uma história envolvendo ambas. Mas qual o elo entre elas? E quais barreiras morais uma pessoa seria capaz de transgredir por uma paixão? Sara – renomada psicóloga – ao manter um caso às escondidas com o namorado de sua paciente, jamais imaginaria que ele seria misteriosamente assassinado, o que a coloca em um dilema: contar o segredo e destruir sua carreira de sucesso, ou ficar em silêncio e despontar como a principal suspeita? Já Helena, serial killer que ganha a vida se prostituindo, descobre que sua última vítima mortal parece estar viva. Mas como?
Essa é uma daquelas resenhas atrasadas e eu já peço logo desculpas por isso. Bem, eu devorei esse livro no mesmo dia em que ele chegou - já faz mais de um mês - e fiquei chocada com a criatividade e a dedicação do João Paulo em escrever quatro histórias completamente diferentes e que se ligam uma na outra! Se não me falha a memória, foi a primeira vez que li algo assim e aceito sugestões de algo parecido.
Antes de começarmos a entender o motivo de "Paixão e Crime" temos a introdução ao contexto da história: um policial aposentado que colecionava fitas gravadas no trabalho está perto de morrer, e por causa disso deixa as fitas, junto com um número de telefone, para que seu cunhado as destrua. O cara fica curioso, liga no número e acaba indo na casa da tal pessoa, lá ela recebe quatro fitas com relatos de crimes e já ficaram que curiosidade é um ponto fraco aqui né? Por isso, ele vai lá e escuta elas da mesma forma que eu li esse livro: bem rapidinho.
Na primeira fita somos apresentados a Carmem, uma psicologa renomada que acaba se envolvendo mais do que devia com a vida de uma das suas pacientes e no final dá ruim!!! Ai gente, é um livro tão fininho que eu tô com medo de falar mais do que eu deveria. 
A segunda relata o caso de uma moça que contrata um detetive para descobrir um pouco mais sobre a vida de seu namorado, que aliás, era um amorzinho de pessoa. O problema é que o detetive "descobre" que ela está sendo perseguida e acha que pode ser um psicopata, aí eles acabam indo em uma clínica psiquiatra e o detetive no final não é quem se dizia ser e aí já viram!
Na penúltima, nós conhecemos Helena, uma prostituta que também é serial killer e depois de fazer suas vítimas, viaja pelo país procurando por outras. O palco dessa história é metade no Rio e metade em Brasília. No Rio é quando ela fica louca, vendo gente que ela já matou e, aqui, em Brasília é quando a casa caí. Já perceberam que aqui todo mundo se dá mal? Quer dizer, não todo mundo, no meio de cada história, sempre tem alguém que se salva.
Na nossa última fita, nós conhecemos um casal, Miguel é um moço simples que acaba se apaixonando por Glória, que é casada. Por causa disso, eles tramam um plano para matar o marido dela e poderem usufruir do dinheiro dele juntos, mas alguém é enganado no meio dessa história.
Eu falei bem por cima mesmo, pra não soltar nenhum spoiler, mas espero que vocês tenham ficados pelo menos um pouquinho curiosos para saber como todos os casos se conectam e qual é a conclusão disso tudo! É o seguinte, depois de escutar e transcrever todas as fitas, ele encontra uma reportagem de jornal e liga pro Antônio - o cara do telefone - perguntando qual é a ligação entre todos eles, mas pra descobrir isso, vocês vão ter que ler o livro. Mas já aviso que o Antônio chama ele pra escutar mais fitas e que o final tem cheirinho de continuação vindo por aí.
-
SOBRE A EDIÇÃO: Como já foi dito, esse é um livro bem curtinho, eu imaginava que ele ia ter pelo menos duzentas páginas, mas não chega nem perto. 
As folhas são de papel Polén Soft, que são aquelas grossinhas e meio amarelas, ótimas para leitura, e mesmo sendo um livro compacto, ele tem orelhinhas. Na verdade, eu gostei de tudo, menos de duas coisas dessa edição: 1) a diagramação é boa, mas o espaçamento não me agradou, o texto não é centralizado na página e acaba sobrando muito espaço aonde não deveria. 2) as ilustrações aqui são bem trash e acabam não chamando tanta atenção quanto deveriam. Um bônus: acho que toda parte visual do livro poderia ser melhorada, o que claro, não interfere em nada na história, mas é um bônus né?
-
ISBN 978-85-93350-01-6 EDITORA Luva Editora PÁGINAS 108
CAPA 0,7 REVISÃO 1,0 DIAGRAMAÇÃO 0,6 CONTEÚDO 1,0 GOSTO PESSOAL 1,0 TOTAL 4,3


Paixão & Crime na Amazon
Paixão & Crime na Luva Editora

Nenhum comentário :

Postar um comentário