23.6.17

Além da Amizade | Resenha

Esse não é um livro sobre amadurecimento, ele é um livro sobre drama p'ra você ler e pensar: eu tenho que me manter firme, essas coisas ruins vão passar e eu tenho bons amigos que vão me acompanhar nessa jornada tempestuosa. Ou não.


Além da Amizade conta a história da Anna, uma menina que acordou cedo, saiu de casa p'ra ir na padaria e resolver passar na casa do Davi, que é o namorado dela, mas chegando lá, ela descobre que está sendo traída. E aí que toda a confusão começa, porque se não bastasse lidar com a traição e com o término, ela começa perceber que sempre foi apaixonada pelo Natan, seu melhor amigo e irmão do Davi.
Eu não tenho muito o que falar desse livro, e isso não significa que ele é ruim. O problema é que a Anna, a protagonista da história é tãããão dramática, e ok que ela seja uma adolescente de 15 anos, mas ela me irritou tanto, que eu fiquei com preguiça do livro todo. Ela é aquele tipo de adolescente que faz as coisas, sabe que errou, mas fica jogando a culpa pros outros, sabe? E quanto ao Natan, que também é um protagonista, ele foi jogado pra escanteio. Os problemas dele aparecem já no finalzinho do livro, têm uma explanação rápida e o foco volta pra menina Anna.
Mesmo odiando toda essa parte, eu gostei bastante dos personagens secundários. É uma história sobre amadurecimento, em que a protagonista não amadurece uma gota inteira, mas as outras personagens tem uma evolução palpável, como no caso do Davi.
Se eu não me engano, esse livro foi escrito durante a adolescência da Clara. E a escrita dela é linda, é envolvente e ao mesmo tempo simples. Amei todas as descrições que ela faz, porque a história se passa do Rio de Janeiro, eu nunca estive lá, mas as descrições dela brotaram na minha imaginação e ficou bem mais fácil adentrar no universo da história.
Agora, eu tenho um pedido pra fazer: se você é adolescente e gosta do seu melhor amigo, por favor, não fique "ah, meu melhor amigo isso, ah, meu melhor amigo aquilo", é muito chato. Sério, para, por favor. 
SOBRE A EDIÇÃO
Esse é um livro muito bonito, sério. É uma pena que eu tenha molhado o meu e ele tenha ficado meio aberto. 
O cuidado com a capa, com os elementos simbólicos, com a revisão, com a diagramação, é tudo muito impecável. A revisão também é maravilhosa.

ISBN 1512025429 EDITORA INDEPENDENTE PÁGINAS 522
CAPA ✩ REVISÃO ✩ DIAGRAMAÇÃO ✩ CONTEÚDO ¼ GOSTO PESSOAL ¼ TOTAL ✩✩✩½
Além da Amizade na Amazon



Um comentário :

  1. Menina, não tem uma resenha de ADA que não fale do drama da Anna hahaha eu fico me sentindo meio mal, mas não por causa da opinião, mas porque a Anna foi total inspirada na minha pessoa de 15 anos - apesar de que eu acho que era menos dramática kk sempre foi uma das coisas que mais me incomodou no livro e olha que metade do drama original foi cortado, imagine só!

    De qualquer forma, eu fico muito feliz que você tenha gostado da edição, foi feita com muito carinho mesmo ♥ (e eu ainda acho que poderia ter ficado melhor hehe). E espero que minhas próximas protagonistas te agradem -muito- mais do que a Anna <3

    Obrigada por ter dado oportunidade pro livro de qualquer maneira e pela parceria ♥♥

    ResponderExcluir