6.7.17

HARRY POTTER & A PEDRA FILOSOFAL

Eu quero começar dizendo que li Harry Potter por dois motivos: eu já tinha dito para alguns amigos que um dia eu leria essa história, e tive companhia nessa leitura. Sinceramente, se fosse por mim, sozinha, eu não teria lido.


Como esse é um livro que todo mundo já leu, e leu várias vezes, eu não vou ficar contando o enredo da história. E se você está tendo o seu primeiro contato: eu li sem saber quase nada do enredo em si, e foi uma coisa muito boa viu!
Então 'migos, esse é o começo da história de Harry Potter, um garoto órfão que mora com os tios e com os primos. Ele cresceu acreditando que seus pais haviam morrido em um acidente de carro, até que em um belo dia, ele recebe uma carta. Claro que os tios, que lhe odeiam, vão tomar a carta dele, né? Mas as cartas começam a chegar com mais frequência e em maiores quantidades, levando tia Petúnia e tio Valter a fugirem para uma espécie de gruta, e aí eis que surge Hagrid brigando com os tios por não terem contado a verdade para o menino e leva ele para comprar os materiais escolares para o seu primeiro ano na Escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts. Nessa parte, o Harry descobre a verdade sobre os pais dele e a sua cicatriz na testa.
A história só começa a ficar boa de verdade, quando chega na parte da estação 9 ¾, aí eu descobri que aqui no Brasil, é 9 ½ e fiquei um pouco, talvez muito, confusa. Tem todo o trajeto e eu achava que o trem voava, mas fui iludida. Quando chega em Hogwarts tem a cerimonia de boas-vindas e a parte da seleção das casas, e o chapéu canta gente!!!! Eu fiquei muito surpresa quando vi a musiquinha, ah, e foi nessa parte que eu descobri que sou da Corvinal, mas não foi pela música. O pessoal da leitura coletiva me mostrou o teste do Pottermore e aí foi sucesso.
Os meus momentos preferidos foram todas as partes que a J.K. faz críticas sociais, falando sobre xenofobia, discriminação, bullying e a boa e velha noção de classe social; a parte do Harry e do Rony comendo sapos de chocolates no trem sou eu todinha na vida, comendo sem pensar no amanhã e nas calças que vão ficar apertadas; e o momento preferido de todo o livro foi /*SPOILER ALERT*/ já lá no finalzinho quando o Harry tá na enfermaria e o Dumbledore conta p'ra ele que o Voldermort não podia tocar ele sem ser ferido, porque a mãe dele meio que envolveu ele num feitiço de amor quando morreu para salvá-lo e o você sabe quem nunca iria entender isso.
Mesmo sendo um livro super tranquilo para ler, em nenhum momento ele me prendeu, eu não quis ler rápido com expectativa pra saber o que ia acontecer, eu só sentei e li. Fechei o livro com aquela sensação de "não precisava nem ter uma continuação", porque o livro é tão amarradinho, tão bem escrito e bem planejado, que tudo que faz transparecer que vai ter um outro livro é muito sutil, e você tem que prestar atenção tanto pra saber que aquilo existe tanto pra notar que vai ter uma importância grande no próximo livro. 
Se você nunca leu, sério, leia. Para mim foi uma leitura ok, mas agora eu sei um pouco do que todo mundo fala e posso conversar sem ser a estranha do rolê. É um livro curtinho, com uma linguagem exageradamente fácil de entender, creio que em 4/5 horas de leitura direto da pra terminar ele tranquilamente.
SOBRE A EDIÇÃO
Eu peguei o livro na biblioteca da Universidade, então ele já tá bem usado né. Mas essa edição, ela é problemática ela!
As folhas são brancas, brancas, tão brancas que chega dói as vistas quando você 'tá lendo no ônibus e bate um sol. E também são fininhas, não muito, mas chega ao ponto de dar pra ver o que está escrito do outro lado.
A revisão também tem uns problemas, e atentem que não estou falando da tradução, que todo mundo reclama. Eu encontrei nome de professor trocado e não tem como justificar dizendo que eram matérias parecidas, porque não tem nada haver com nada. Essa edição que eu li é do ano 2000, então é claro que a editora já deve ter consertado todos os erros que eu encontrei, né?
A diagramação é super tranquila, super simples. Eu só senti falta de um sumário, aliás, eu sempre sinto falta de um sumário.
COLOQUEM SUMÁRIO NOS LIVROS, PELO AMOR DA DEUSA!!!!

ISBN 1512025429 EDITORA ROCCO PÁGINAS 522
CAPA ✩ REVISÃO ½ DIAGRAMAÇÃO ✩ CONTEÚDO ½ GOSTO PESSOAL ½ TOTAL ✩✩✩½
Harry Potter & A Pedra Filosofal na Amazon







Nenhum comentário :

Postar um comentário