Top Social

RESENHA | Kindred: Laços de Sangue (Octavia E. Butler)

26 de dez de 2017

Em comemoração ao novo livro da Octavia E. Butler, que será feita pela Morro Branco e também em comemoração ao Natal, nós temos resenha nova lá no canal! Ah, também tem sorteio viu! 

Dessa vez conversaremos sobre a Dana, uma mulher negra que ganha como presente de aniversário de 26 anos o "poder" de viajar no tempo. Mas convenhamos que voltar no passado, para uma Maryland cheia de fazendas com trabalho escravo e ainda ter que salvar um antepassado que vive se metendo em encrenca talvez não seja um presente tão bom assim!
  



"Tive a sensação de que poderia ter erguido minha outra mão para tocá-lo. Tive a sensação de ter outra mão. Tentei olhar de novo e, dessa vez, ele deixou. De alguma forma, eu tinha que olhar para conseguir aceitar o que eu sabia ser a verdade."

"A possibilidade de encontrar um adulto branco me assustava mais do que a possibilidade de enfrentar a violência urbana da minha época."

"Já tinha visto pessoas serem surradas na televisão e nos filmes. Já tinha visto sangue falso nas costas delas e ouvido gritos bem ensaiados. Mas não havia ficado perto e sentido o cheiro do suor nem ouvido as súplicas e as orações das pessoas humilhadas diante de suas famílias e de si mesmas. Eu provavelmente estava menos preparada para a realidade do que a criança que chorava não muito longe de mim."




"Em algum momento no início da manhã seguinte, enquanto estávamos juntos, deitados, cansados e satisfeitos na minha cama, percebi que sabia menos sobre solidão do que pensei e muito menos do que saberia quando ele se fosse."

"Eu era a pior guardiã possível que ele podia ter, uma negra para cuidar dele em uma sociedade que via os negros como sub-humanos, uma mulher para cuidar dele em uma sociedade que via as mulheres como eternas incapazes."

"– Eu disse que somos perigosos um para o outro. É mais um lembrete do que uma ameaça."




"– O papai sempre achou que você era perigosa, porque se comportava muito como branca, mas era negra. Negra demais, ele dizia. O tipo de negra que observa, que pensa e que causa problemas."

"Eu me sentia quase livre, meio livre, se é que algo assim fosse possível, com meio caminho para casa. Eu me senti alegre, a princípio, secretamente exultante."

"– Não sei como foi pra você, passar tanto tempo fora, tendo tão pouco controle sobre a possibilidade de um dia voltar. Acho que não tenho como saber, de fato. Mas sei... que eu quase não quis continuar viva quando pensei que havia deixado você para trás para sempre. Mas agora que você voltou..."


A coisa que eu mais queria era postar todas as fotos que eu tirei desse livro aqui no blog, mas daí o post ia virar um álbum de fotos e a minha intenção não é essa! Eu tenho tirado fotos de alguns livros, só por tirar, e tenho percebido que tenho edições lindas em casa, mas que nunca tinha dado valor nelas, e talvez se eu não tivesse tão exultante com o lançamento de um novo livro dessa autora, Kindred teria ficado guardadinho lá na estante, sem nenhuma foto pra registrar o tanto que eu gostei dele.
Esse não é o único livro que tenho da Morro Branco, mas sei que é o único da editora que já foi publicado em capa dura. A minha edição é a edição de capa comum, e a maior observação que eu tenho a fazer sobre ela é: se tiverem uma graninha a mais, compre a capa dura! Essa edição é uma paperback feita em todos os moldes gringos possíveis, a capa e a lombada são frágeis e o livro não tem nenhuma orelhinha, mas do mesmo jeito que as edições gringas, ela é super bem cuidada. Lamento muito por deixado a minha em frangalhos!
Eu adorei as ilustrações do livro, mas não sei esses vortexes todos são mesmo ilustrações ou parte da diagramação, que diga-se de passagem, é simples e muito confortável de se ler. A revisão é muito boa, não me lembro de ter encontrado absolutamente nada fora do lugar, e sobre a capa eu nem vou comentar, vocês provavelmente sabem que eu achei ela linda!

ISBN 9788592795207 EDITORA MORRO BRANCO PÁGINAS 448
CAPA 1 REVISÃO 1 DIAGRAMAÇÃO 1 CONTEÚDO 1  GOSTO PESSOAL 1 TOTAL ✩✩✩✩✩
Amazon | Submarino | Skoob


13 comentários em "RESENHA | Kindred: Laços de Sangue (Octavia E. Butler)"
  1. Oi, tudo bem? Gostei da história e essa mistura de ficção científica com história de época, com certeza esse é um livro que todos deveriam ler. Mais um pra minha lista de 2018. Obrigada pela dica. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu gosto muito de livros com viagem no tempo, então logo de cara me interessei por este. Adorei tua postagem/vídeo e fiquei mega curiosa pra ler a obra!

    Beijos,
    https://duaslivreiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. essa capa é demais! imagino que as fotos realmente ficaram lindas pq so as do post eu ja amei
    nao conheço o autor e fiquei com muita vontade de ler esse livro

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    Nossa que livro lindo e a história realmente parece ser incrível, vou anotar a dica e quando tiver a oportunidade leio.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Oii
    Já deixei meu like lá no vídeo e me inscrevi no canal, tenho muito interesse em ler esse livro, acredito que posso gostar muito dele. Adorei o post e os quotes.
    Bjos, Bya !💋

    ResponderExcluir
  6. Que bom que tivemos o prazer de conhecer estas imagens. Você fez bem em não deixá-las guardadas, por mais que tenham ficado de fora muitas outras. Vou anotar a dica deste livro, pois não conhecia
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro vai com certeza para a minha lista.Uma protagonista negra é tão difícil de achar e ainda tem viagem no tempo!
    PRECISO DESSE LIVRO!
    E as fotos ficaram muito lindas e adorei as frases.
    Beijos e Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu amei esse livro de todo meu coração e, ao contrário de você, eu li muito rápido, em dois dias, acho. Eu aprendi demais com esses personagens, principalmente, com a Dana porque ela passa lições extraordinárias. Seu vídeo, as fotos e quotes ficaram maravilhosos.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita vontade de ler esse livro e espero que consiga no próximo ano! Imagino a quantidade de fotos que você tirou, seria impossível apenas uma! E esses quotes? Fiquei ainda mais apaixonada!!

    Bjs
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    A história parece ser de fato incrível, fiquei bem curiosa para realizar a leitura. Suas fotos ficaram incríveis e pelos quotes que separaram o texto parece ser muito bem escrito. Dica mais que anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiii

    Da Editora Morro Branco eu tenho três livros e estou amando a edição deles, são cuidadosos e super caprichosos. Esse Kindred no começo não me chamava muito a atenção, mas ultimamente tenho visto tantos elogios que estou ficando curiosa.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei curiosa com a premissa dele... curto leituras com viagem no tempo...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  13. Tenho que confessar que não é um tipo de livro que me chame muito a atenção, mas a forma como apresentou esse me deu certa curiosidade, eu não sabia sobre ele mas fiquei mesmo curiosa, quem sabe eu dê uma chance não é mesmo?

    Beijos

    ResponderExcluir