Top Social

TBR: Jornada Literária de Verão 2018 (#JornadaMLV)

11 de jan de 2018

Depois de quase uma semana sem postagens por causa da chuva (pra quem não sabe, minhas fotos são tiradas em ambiente externo), só posso dizer que: *no ritmo* voltei, tô preparada pra atacar e aprendi que fotos reservas eu tenho que tirar! Agora falando sério, quem aí vai participar da Jornada Literária de Verão? Eu sou de Arcania com ascendente em Flopei, mas pra não ser tão flop assim, eu decidi mostrar a minha TBR pra vocês. Como uma forma de incentivo, naquela vibe de "você deu sua palavra, e agora tem que cumprir", sabe?

Pra quem ainda não conhece esse projeto incrível que é a ~alguma coisa~ Literária de Verão: ele é feito anualmente pelo Victor Almeida, também tem a Maratona de Inverno, e se não me engano, fazem três ou quatros anos que ele faz isso anualmente. Tem desafios, tem prêmios, tem sorteio, tem gente que lê muito e gente que só diz que vai participar e não lê nada. É um negócio feito pra incentivar a leitura!
Esse ano nós estamos divididos nos reinos de Galtero, o lar dos guerreiros, e Arcania, o lar dos feiticeiros. Os desafios pros dois reinos são diferentes e cada um representa uma cidade diferente, e apesar de eu querer muito fazer os de Galtero, já tinha escolhido o meu reino e vou ficar nele até o fim! Agora, vamos dar uma olhada nas minhas escolhas?

Para a cidade de Elben, o desafio é ler um livro que era pra você ter lido em 2017. Como eu não sou exagerada nem nada, escolhi três livros diferentes.


O primeiro é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, que faz parte do projeto Pasargadeando em Hogwarts, que é um projeto que eu pretendo terminar ainda esse ano pra todo mundo parar de me perturbar porque eu nunca tinha lido Harry Potter. Apesar de não estar nenhum pouquinho ansiosa pra essa leitura, eu já comecei e apesar de não tá sendo surpreendente, também não tá sendo ruim!
Daí vem,  Cemitérios de Dragões, que é o primeiro livro da trilogia Legado Ranger. Eu comprei esse livro assim que lançou, porque eu era extremamente fã do autor, mas daí eu achei tudo muito Power Ranger e não quis ler, até que fiquei decepcionada com uma história que ele escreveu e daí que eu deixei de lado mesmo! Mas acho que vale a pena revisitar a escrita dele e refletir se eu ainda gosto dele ou não gosto tanto assim.
Por último eu deixei Carbono Alterado, que é uma ficção científica que eu recebi  de presente do Grupo Editorial Record e fiquei louca pra ler depois de passar no estante da Netflix na CCXP. Pra ser sincera, eu queria ter lido ele assim que recebi, mas eu já tinha algumas leituras pra botar em dia e acabei adiando ela, até o momento derradeiro. Eu não sei o que esperar dessa história, ainda nem me arrisquei a ver o teaser da série, que já saiu, mas eu quero muito gostar da história. Já ouvi as pessoas falarem que é complexo e até um pouco difícil de entender, mas vai dar tudo certo!

Em Celestine, nós devemos ler um livro com hype antigo (que já fez sucesso e não faz mais), e aqui eu decidi usar o mesmo livro que eu vou ler pro desafio mensal do Farofa Literária (um livro escrito por mais de um autor), que é Dezessete Luas. Esse livro é a continuação de Dezesseis Luas, que foi uma leitura que eu fiz ano passado contra a minha vontade (obrigada Pudim!) e surpreendentemente, eu gostei bastante! Em breve trago a resenha dos dois pra vocês.


Para Néfato, a oferenda é um livro nacional da atualidade (publicado nos últimos cinco anos). Aqui eu poderia não ter escolhido livro nenhum e ficar com Cemitério de Dragões, mas já faz um tempinho que eu tô pra ler Sobreviventes do Caos, e resolvi encaixar ele aqui. A única coisa que eu sei sobre a história é que se trata de um futuro distópico, e que, dizem as boas línguas, vou gostar bastante.


E finalmente, quando chegarmos em El Buiré, devemos ler um livro de um autor que você nunca leu, e aqui eu escolhi dois livros com a possibilidade de adicionar mais alguns outros...


Eu não sei absolutamente nada sobre Entre Cabras e Ovelhas, mas na época que eu fazia o Rei de Pasárgada (um projeto onde vocês escolhem qual livro eu vou ler) uma moça disse que queria minha opinião sobre esse livro. O livro já tá aqui mesmo né? E mesmo que o projeto tenha ficado pra trás, sem previsão de retorno, ainda posso dar a minha opinião sobre ele! Daí, o segundo livro que eu escolhi pra essa cidade, vocês já devem ter adivinhado qual é! Eu falei tanto que queria ler A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil que descobri um jeito de enfiar ele na Jornada!


Além dos desafio das cidades, também tem os favores pro rei e pra rainha, mas daí você não é obrigado a cumprir eles. O favor da rainha é ler um livro com uma protagonista feminina e o favor do rei, ler um conto! São tão simples que eu escolhi cumprir os dois, vai que a gente ganha imunidade em algum dos desafios né? Dai escolhi para a rainha Chronos: Viajantes do Tempo, porque ele é muito bonito e eu queria ler ele, fim! Já o do rei me deu um pouquinho de trabalho e eu acabei escolhendo uma antologia de contos que ele mesmo organizou! A grande questão é que eu já tinha começado a ler essa tal antologia e acabei abandonando porque fiquei de saco de cheio, mas como só faltava um conto e meio pra desabandonar ela, decidi enfrentar logo, mesmo que seja pra não gostar no fim.


Bom migos, essa é a minha TBR da Jornada, e eu espero ter muita coragem e determinação pra terminar ela a tempo! Espero que esse post tenha servido como um pouquinho de incentivo pra vocês conhecerem e participarem da Maratona Literária de Verão, e depois me contem se já montaram a TBR de vocês ou se já escolheram os times, tá bom? Pra finalizar o post, eu queria só deixar detalhezinhos desse marcador lindo que eu ganhei da ilustradora lá na CCXP!

encontre a artista em lola.nun

14 comentários em "TBR: Jornada Literária de Verão 2018 (#JornadaMLV)"
  1. Natália que demais esse projeto menina, espero que tu consigas cumprir a meta e atingir, ler tanto assim que tu nem imagina, deve ser incrível. Espero que traga o resultado para nós.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua TBR. Também estou participando e vou apresentar minha TBR amanhã no meu blog. Também sou de Arcania e nos encontraremos por lá... Boa leitura.

    ResponderExcluir
  3. Nossa só livrão ai selecionado hein. Estou doida pra ler Chronos, parece ser maravilhoso e a capa é linda ne?
    Leia Harry Potterrrrr, por favorrrr. Sei que vai amar, muito difícil alguém não gostar da série. Te desejo boas leituras e um bom começo para 2018.

    bjus

    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Dezesste Luas peguei umas duzentas vezes ano passad e apesar de ser uma história bem amorzinho, não consegui terminar e passei pra frente. Tô me animando pra ver se participo, mas como em todas as outras deles que participei eu flopei, fico desanimada. Escolheu bem, boas leituras e que não flope,hahaha.

    https://feminicesdeumanerd.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Eu já participei de algumas maratonas do Victor e em todas eu li bem pouco ~vergonha~. Esse ano optei por não participar, apesar de ter acompanhado todo o processo de divulgação e tudo mais pelo twitter. O Victor se superou esse ano, ele criou um "universo" inteiro para essa Jornada Literária, achei isso muito legal. Dos livros escolhidos por você só li Prisioneiro de Azkaban, que por sinal amo muito. Espero que consiga ler todas as suas escolhas e arrase nessa maratona :D
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  6. Oi Natalia, tudo bem?
    Então, acho super legal essas maratonas e tudo mais... mas eu ultimamente não posso dizer que sou uma pessoa "disciplinada" com minhas leituras. Tô tão enrolada com tanta coisa que não adianta eu estipular uma data pra ler, mesmo com o blog, eu leio quando cismo e falo "pronto, agora vai".

    Beijos
    Blog Tell Me a Book

    ResponderExcluir
  7. Olaaa
    Quanta coisa boa na sua meta, a maioria parecem livros muito inteligentes então espero que as leituras fluam, gostei das escolhas e queria muito fazer uma meta também mas esse ano sinto que estarei muito corrida haha

    ResponderExcluir
  8. Caramba, que maratona legal! Só livrão na sua TBR, hein? Acho super legal essas maratonas, mas nunca participo porque nunca dou conta. Desejo ótimas leituras pra você nesse ano de 2018!

    Um beijo, Por Amor aos Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie! Quanto livro bom... Também estou participando da jornada e ficando louca com tantas leituras HAHAHA fé no pai que a gente não vai flopar.

    ResponderExcluir
  10. Arcania melhor team! hahahaha
    Também sou Arcania, e apesar de não ter começado nenhum livro da maratona ainda estou bem empolgada, quando começar nada me segura hahaha.
    Adorei saber os livros que vai ler, espero que consiga seguir a TBR <3

    ResponderExcluir
  11. Oiiii flor!!! Que demais esse projeto!
    Fiquei super animada com ele tbm!!!
    É uma pena que eu NUNCA consiga seguir uma meta :/

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Achei muito legal esse projeto literário, eu conheci esse projeto em outro blog e me identifiquei mais com o Galtero. Não pretendo participar, mas achei válido e bem legal essa iniciativa!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  13. já ouvi falar de alguns desses titulos mas não sinto vibe de ler nenhum deles... mas espero que a maratona seja super proveitosa e que vc aprecie as leituras..
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  14. Não sabia que suas fotos eram tiradas externamente. Que legal! Eu nem consigo uma decente dentro de casa, imagine fora...
    Gostei da sua seleção, e sei bem como é está pressão em torno do HP, pois ao contrário de ti, além de não ter lido nada, nem comecei a ler...
    Boa sorte com o projeto.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir